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BRUXOS E FEITICEIROS

INTRODUÇÃO

Antes de o mundo ser habitado pelos deuses e todas as criaturas fossem criadas, o Poder Originário já existia. Naumathar havia criado os Seis Mundos – Anahkólion, Anathurilis, Ernathurilis, Ernthys, Dnathirium e Ernt-nador – com o Poder Originário. Entretanto, Naumathar não era a única fonte de Poder Originário que existia no mundo: existia Omnathar. E Omnathar tornou-se completamente o oposto de Naumathar. Movido por um sentimento que não conseguia explicar, mas que estava carregado de ódio, inveja, ciúme e tudo aquilo que faz mal de ser sentido, Omnathar começou a estragar a obra de que tanto Naumathar se orgulhava. Mas isso não era o bastante. Apenas destruir a obra de Naumathar não satisfazia Omnathar. Assim, ele começou a criar e modificar criaturas ao longo das Eras. E, sem saber exatamente o que estava criando ou transformando, Omnathar concedeu poderes a bruxos e bruxas, feiticeiros e feiticeiras, que, com uma parcela de Poder Originário da Escuridão, percorreriam pelos mundos com suas vidas imortais, sempre sendo atraídos para os locais onde fluíam outros Poderes Originários derivados das falhas na criação de Naumathar. Assim como o Poder Originário do bem havia sido concedido ao mago Yondar, outros seres foram agraciados com o Poder Originário do mal.

REINO DOS FEITICEIROS DAS SOMBRAS

INTRODUÇÃO

O Reino dos Feiticeiros das Sombras, na realidade, não foi um reino construído, mas sim um reino tomado. Antes de existir oficialmente a Ordem dos Magos, no final do Tempo dos Reis, já existia o reino de Zumur, regido pelo rei Zerhphyr, descendente das Linhagens de Juhl e Dailorhor, criadas respectivamente pela deusa Ankaendhar e pelo deus Therbás. Zerhphyr, o último rei de Zumur, comandava seu pequeno reino de povo pacífico, situado no Norte de Ernt-nador, com muita tranquilidade. Mantinha boas relações comerciais com Ashin, Anuiönder e Dorhan, bem como com outros pequenos reinos e cidadelas, como Mish, Zolum e Zamar. Então, sem que pudesse imaginar, veio o Tempo das Sombras e cobriu o mundo com a escuridão.

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REINO DOS FEITICEIROS DAS SOMBRAS

O rei Zerhphyr tinha como conselheiro pessoal Natdhor, um homem de hábitos soturnos e estranhos, que vivia no Templo de Zurh, com seus seguidores e serviçais. Zerhphyr não tinha o que reclamar do conselheiro Natdhor que, sempre que necessário, deixava o Templo de Zurh, que ficava no interior dos domínios do reino, mas em uma área mais afastada, para trazer seus aconselhamentos. Mas, quando a escuridão cobriu o mundo e o rei foi informado que o Tempo dos Reis tinha acabado para dar entrada ao Tempo das Sombras, Natdhor mudou seu comportamento, passando a não mais atender prontamente ao seu rei. Em algumas convocações do rei, o conselheiro não só não aparecia no dia, como muitas vezes acabava levando dias para atender às solicitações. Num desses dias em que não foi atendido, o rei Zerhphyr se aborreceu e, juntamente com sua Guarda Real, se encaminhou para o Templo de Zurh. Nos portões do Templo de Zuhr, foi solicitado ao rei que entrasse sozinho no lugar, pois armas não eram permitidas em razão do solo sagrado. O rei acabou aceitando os termos impostos pelo templo sagrado, mas não entrou sozinho. O comandante Dirhus, seu braço direito, o acompanhou. Quando  o rei deixou o Tempo de Zurh juntamente com seu comandante, ambos não eram mais os mesmos. Havia algo em seus olhos que os desproviam de alegria e prazer em estar vivos. Antes da metade do Tempo das Sombras, toda a população de Zumur desapareceu por completo, passando a se chamar de "O Reino dos Feiticeiros das Sombras".

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TEMPLO DE ZURH

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MESTRES DOS FEITICEIROS DAS SOMBRAS

MESTRE ÊURHUDUR

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Embora ele não se lembre e talvez nunca tenha descoberto, Êurhudur nasceu muito antes do Tempo das Deusas, mais precisamente no final do Tempo das Sombras, quando Ernt-nador estava entrando no solstício de inverno e as trevas ainda dominavam a terra. Naquele tempo, uma figura misteriosa invadiu um castelo e roubou o primogênito de um grande rei. O bebê, que dormia em um berço de madeira ao lado da mãe, nasceu em um horário específico que não ocorria há muitos Tempos. Mas Êurhudur, que na verdade tinha outro nome, tinha algo especial: era descendente dos descendentes da Primeira Linhagem de Naöhrad. Embora a linhagem já estivesse diluída, havia sangue divino em suas veias. Êurhudur foi levado secretamente para um local e lá permaneceu adormecido por mais de mil anos. Na metade do Tempo dos Dragões, uma família do Norte de Ernt-nador foi agraciada com a chegada de uma bela criança recém-nascida. Quando jovem, Êurhudur percebeu que era diferente das outras pessoas. Com uma ambição gigantesca por poder e o desejo de conhecer a arte do desconhecido e o poder concedido pelos deuses aos magos, ele tentou ingressar na Suprema Ordem dos Magos de Yondar, mas teve seu pedido prontamente negado pelo Mestre dos Magos. Seguindo o caminho de Zumur, ele se aliou a Pakindor, Mestre dos Feiticeiros das Sombras. Êurhudur estudou os poderes ocultos das trevas e se tornou o maior e mais poderoso Mestre dos Feiticeiros das Sombras. Com grande poder, mas não maior do que o da Ordem dos Magos, Êurhudur deseja possuir uma força que permita controlar criaturas das trevas para aniquilar a Ordem dos Magos. Iniciando um caminho complexo e difícil, ele começa libertando um dos mais antigos demônios existentes nos mundos.

MESTRE PAKINDOR

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Um dos primeiros discípulos de Natdhor, Pakindor, mostrou seu valor logo no início após seu ingresso para o Templo de Zurh, antes de muita coisa acontecer no Mundo de Ernt-nador. O mestre Natdhor quase que de imediato percebeu que Pakinkor era diferente dos demais e o puxou para ser seu servo pessoal. A ascensão de Pakindor foi muito rápida e, em menos de vinte anos lunares, estava em um nível muito superior a todos no Templo de Zuhr. Então, veio o Tempo das Sombras, e a escuridão tomou o mundo. Pakindor ficou fascinado com tudo o que estava acontecendo. Mas não foi somente ele que entrou em êxtase. Já nos primeiros dias de escuridão absoluta, Natdhor mudou completamente seu comportamento. Aquele, entretanto, foi o momento em que Pakindor aproveitou para mergulhar nos conhecimentos ocultos e estudar as trevas. Logo, histórias sobre um Senhor das Sombras trazido a Ernt-nador por um poderoso mago chamado Mago Negro, circulou pelo mundo. Notícias de Exército Negro que avançava por Ernt-nador chegavam a Zumur. Para Pakindor, aquele era o momento para crescer ainda mais. E era o que Natdhor fazia em segredo. Formava alianças secretas. Pakindor descobriu que Natdhor se comunicava constantemente com alguém por um meio que levou um tempo para descobrir. Então, logo o mestre criou a Ordem dos Feiticeiros das Sombras, nome tirado do próprio momento em que viviam: o Tempo das Sombras. Veio, então, o golpe no rei e em Zumur.

Pouco tempo depois, Natdhor deixou o Templo de Zurh e foi até a cidadela. Dias mais tarde, quando Pakindor esteve por lá, toda a população havia misteriosamente desaparecido. Não havia sinal de nenhuma pessoa, viva ou morta. O mais estranho é que sequer havia qualquer tipo de rastro. Este foi mais um dos mistérios que Natdhor guardou em segredo. Poucos dias depois, Natdhor desapareceu de Zumur e nunca mais foi visto novamente. Pakindor sentiu sua falta, mas a sua ausência deixou um espaço vago, e foi o momento da ascensão de Pakindor como o novo Mestre dos Feiticeiros das Sombras. Embora não soubesse, Pakindor se tornaria um grande feiticeiro e mudaria o destino de Ernt-nador quando libertou os Kathand-Thândnath, os Grandes Dragões Negros. Foi durante esse período que ele conheceu Êurhudur, que viria a se tornar o maior de todos os Feiticeiros das Sombras.

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MESTRE NATDHOR

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Desde muito jovem, Natdhor compreendia que era diferente dos demais. Sentia uma força fluir em seu ser. Havia um chamado que não cessava e chegava a atormentá-lo dia e noite. Logo muito cedo, foi selecionado para trabalhar com o conselheiro do rei de Zumur e, com isso, ganhou espaço junto ao rei. Foi escolhido por um detalhe único, Natdhor dormia menos de duas horas por dia, e isso fez uma grande diferença para o velho conselheiro que delegaria mais trabalho para o jovem. Entretanto, o que o velho conselheiro não imaginava era que, antes do segundo verão, ele iria adoecer profundamente e deixar aquele mundo. Fato que foi muito bem planejado e executado por Natdhor, que já tinha a absoluta confiança do rei. Com a convivência com o rei, em pouco tempo o convenceu a construir o Templo de Zurh. O Templo, entretanto, foi construído em um local específico que uma voz lhe mandava. Em uma noite em que estava no alto do Templo de Zurh, uma grande ave desceu na murada a sua frente. Uma mensagem estava amarrada à pata do animal. A mensagem era breve e objetiva. Logo, a ave que se assemelhava aos antigos falcões se transformou em uma criatura alada medonha e horrenda, mas que estranhamente Natdhor a achou bela e interessante. A ave atendia por um nome peculiar que jamais esqueceria. Pouco depois, solicitou alguns dias ao rei para tratar de assuntos do interesse do reino. Deixou Zumur em uma curta viagem. No seu retorno, Natdhor estava diferente. Havia encontrado seu propósito real no mundo. Bastava seguir os passos informados. O que passou a fazer cuidadosamente. Até que veio o Tempo das Sombras e, misteriosamente, Natdhor, o Mestre dos Feiticeiros das Sombras, desapareceu.

FEITICEIROS-BRUXOS DE NARAISHM

INTRODUÇÃO

Não existem muitos registros sobre os Feiticeiros-bruxos de Naraishm; não se sabe ao certo quando surgiram ou de onde vieram. Cogita-se que tenham vindo das terras desconhecidas a Leste da fronteira de Ernt-nador, de um lugar localizado muito além de Aquinaim. Outros chegaram a alegar que deviam ter vindo das Terras Desertas, situadas no Nordeste de Ernt-nador. Contudo, a informação que se tem deriva de registros de Arlor, um antigo e estudioso Wol-k que vivia na Cidadela de Khleb-Athûm na época da chegada dos três irmãos pelo Golfo de Gaff. Segundo os escritos, que muito tempo depois foram arquivados no Alto Salão de Conhecimento da Torre Yondar, três irmãos se estabeleceram em algum lugar no interior das Montanhas de Naraishm. Quando precisavam, os irmãos compravam mantimentos na Cidadela de Khleb-Athûm. E nas vezes que isso acontecia, causava desconforto e consternação nas pessoas do lugar. Isso se dava pela diferença de costumes e pela estranheza das vestes e do comportamento dos forasteiros. Muito tempo depois, caravanas e viajantes que passavam próximo às Montanhas de Naraishm começaram a desaparecer completamente. Uma comitiva da Cidadela de Khleb-Athûm rumou para as montanhas para saber ou tentar descobrir o que estava acontecendo no local. A busca na realidade era para encontrar os três irmãos e baní-los do local. Então, depois de mergulharem nas profundezas de Naraishm, descobriram que não havia mais três irmãos, e sim apenas um, que havia consumido um poder desconhecido. Apenas um dos integrantes da comitiva de cidadela sobreviveu e retornou a Khleb-Athûm. O homem com aparência enferma apenas repetia as mesmas palavras: Fôrthun-Komôrm.

MESTRES FEITICEIROS NARAISHM

MESTRE FÔRTHUN-KOMÔRM

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A história de Fôrthun-Komôrm é um mistério que apenas um ser vivo sabe a resposta: Thuyrôl, o discípulo que acabou se tornando um Mestre Naraishm. O que se sabe, entretanto, é que Fôrthun-Komôrm, juntamente com dois irmãos, entraram nas profundezas de Naraishm. Lá, nos confins daquelas montanhas, os três irmãos tiveram contato com uma incrível fonte de poder que acabou causando uma transformação em cada um deles. Como não desejava dividir o poder descoberto, Fôrthun-Komôrm matou seus irmãos em um combate de poder. Desde então, pouco se viu ou soube de Fôrthun-Komôrm. Entretanto, suas visitas a Cidadela de Khleb-Athûm acabaram por causar problemas com as pessoas do lugar. Havia uma não aceitação pela expressa pela sua pessoa. Fôrthun-Komôrm decidiu parar de ir a cidadela. Suas provisões passaram a ser buscadas nas caravanas que pelas Montanhas Naraishm passavam. O povo da Cidadela de Khleb-Athûm passou a chama-los de Feiticeiros-bruxos de Naraishm. E ele ficou conhecido como Fôrthun-Komôrm.

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MESTRE THUYRÔL

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Uma das maiores incógnitas que assolam Ernt-nador chama-se Thuyrôl e surgiu em entre a Primeira e Segunda Era de Ernt-nador. Não se sabe ao certo quando apareceu, porque não há registro em lugar algum de seus feitos, mas um fato é inegável: foi considerado o último dos Feiticeiros-bruxos de Naraishm. Ao menos assim foi registrado pela Suprema Ordem dos Magos de Yondar. Muito embora não se tenha registros fidedignos quanto ao seu aparecimento e desaparecimento, uma vez que nunca foi encontrado, os magos sabem que o nome Thuyrôl esteve envolvido com Fôrthun-Komôrm e com o Mago Negro, não se sabendo ao certo com quem manteve contato primeiro. A Ordem dos Magos suspeita que tenha sido primeiro com Fôrthun-Komôrm. Sua identidade é um mistério, assim como sua fisionomia. Nenhum mago ou homem jamais o viu para poder descrever como é sua imagem. Uma vez Thuyrôl foi visto fazendo um feitiço na Cidadela de Khleb-Athûm. Mas infelizmente, as testemunhas perderam a fala e nunca conseguiram expressar. Thuyrôl nunca mais foi visto. 

BRUXOS DE UNLKAR

​Os Bruxos de Unlkar talvez sejam os mais antigos seres com poderes a terem colocado os pés em Ernt-nador. Não se têm registros sobre sua origem ou época em que foram descobertos ou que tenham interagido com o reino dos homens. Sabe-se apenas que andavam no mundo na mesma época em que as Bruxas Narfanias aterrorizavam Anathurilis, muito antes de perderem um dos olhos. Assim, podemos considerar que os Bruxos de Unlkar tenham de fato aparecido no Tempo do Caos; todavia, já circulavam por Ernt-nador.

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BRUXOS DE UNLKAR

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BRUXAS BOTHERIS

INTRODUÇÃO

As Bruxas Botheris ou Bruxas de Botheris, como comumente eram chamadas pelos homens, representavam um grande mal em Ernt-nador. Eram quatro poderosas bruxas: Rysham, Neurinah, Wantaga e Hakas. As Bruxas Botheris surgiram no Tempo dos Magos, entretanto, sua origem é desconhecida pela Suprema Ordem dos Magos de Yondar. Suspeitava-se que tinham ligação com a Bruxa Kendhar, mas essa suspeita nunca chegou a ser confirmada. De todas as quatro bruxas, Hakas é a mais perversa, terrível e poderosa, sendo a que mais odeia a Ordem dos Magos. As questões que envolvem tal ódio e repulsa, nem Yondar ou Tauran’z jamais conseguiram explicar. Mas esse sentimento vil foi percebido nos embates que ocorreram e nos relatos de sobreviventes. Tudo, entretanto, vai ser revelado.

HAKAS

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Hakas é aparentemente a mais jovem das quatro Bruxas de Botheris, ou simplesmente Botheris. Não se tem a época exata de quando as quatro bruxas surgiram, pois cada uma delas apareceu em um lugar diferente do Mundo Conhecido, ou Ernt-nador, como os descendentes das linhagens de Anahkólion costumavam chamar. Não se sabe de onde vieram ou onde viveram, mas sabe-se que seus feitos começaram a ser reconhecidos por volta do ano 970 do Tempo dos Magos, segundo o Calendário de Ernt-nador. Hakas começou a fazer seu nome em pequenos reinos e cidadelas espalhados pelo Norte de Ernt-nador. Um dos casos mais conhecidos foi o da princesa Mishala, do pequeno reino de Mish. O que Yondar achava mais estranho é que, sempre que estavam perto de encontrar Hakas, ela desaparecia. Três embates ocorreram entre Hakas e os magos, mas a bruxa sempre estava preparada e um passo à frente deles, conseguindo escapar em todas as vezes, ao contrário de suas duas irmãs da Ordem Botheris, Rysham e Neurinah. Depois do ano 1600 do Tempo dos Magos, Hakas desapareceu de Ernt-nador sem nunca mais ser vista ou ter tido seus feitos identificados. Permaneceu assim por muito tempo até que, no último ano do Tempo dos Magos, o mal despertou.

WANTAGA

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Wantaga era a segunda mais poderosa de todas as quatro integrantes das Bruxas Botheris. A primeira posição era ocupada por Hakas, que, de longe, era a mais cruel e poderosa de todas. Assim com as demais, Wantaga possuía um ódio feroz pelos magos da Suprema Ordem de Yondar. Depois que Rysham foi morta no ato de um Nistharnur e Neurinah se lançou dos Altos Penhascos de Lurhumur, a Ordem dos Magos empreendeu esforços para encontrar Hakas e Wantaga. Infelizmente, nenhuma das duas foi encontrada. Wantaga era uma mulher de pele morena, corpo esguio e longos cabelos negros encaracolados, tinha uma personalidade forte e uma crueldade que não havia limites. Depois de muito procurarem e nada encontrarem, os magos desistiram das buscas. Nenhum feito era mais conhecido ou notório das Bruxas. Para os magos e reinos que as temiam as Bruxas Botheris tinham morrido ou deixado Ernt-nador. Mas no ano 1974 do Tempo dos Magos, a verdade viria a toda. E uma batalha inesperada estava prestes a acontecer. Afinal, Wantaga havia esperado muito sob as sobras da escuridão.

Informações sobre As Bruxas Wantaga, Rysham e Neurinah serão publicadas aqui

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BRUXAS NARFANIAS

INTRODUÇÃO

A Origem das Bruxas Narfanias é um mistério muito antigo. Não se sabe ao certo quando elas surgiram no mundo. Sabe-se, entretanto, que Aralha, Unsafa e Sagnarga são tão antigas quanto a existência dos homens. Sua primeira aparição foi em Anathurilis e está relacionada aos Kórsk, os demônios das profundezas que atormentaram alguns dos reinos que se estabeleceram lá. Yondar, o Primeiro Mago, suspeita que sua Origem tenha relação com o poder divino dos deuses, já que não foi encontrada uma forma de acabar com a existência das Narfanias. Já em Ernt-nador, depois de terem sido trazidas dos confins do mundo, elas ficaram conhecidas como as Bruxas Narfanias de Um Olho Só. A história da origem das Bruxas Narfanias será apresentada em O SENHOR DA ESCURIDÃO – A ORIGEM DO MAL.

Informações sobre As Bruxas Aralha, Unsafa e Sagnarga serão publicadas aqui

A BRUXA DE KENDHAR

INTRODUÇÃO

A história da Bruxa de Kendhar está relacionada a um dos maiores segredos guardados desde a Primeira Era de Anahkólion. Uma história de amor e ódio; de alegria e tristeza; de dor profunda e de um egoísmo silencioso que gerou uma maldade sem parâmetros no mundo.  O fato que originou o maior problema a ser enfrentado desde a criação do homem. Um segredo guardado em uma prisão situada em um local proibido. Mas os segredos não são guardados pela eternidade, cujo tempo infinito é apenas um grão de areia no Deserto de Kendhar. O mistério será revelado. Um reino será destruído. A vingança da Bruxa de Kendhar vai chegar para todos. A história da Bruxa de Khendar será inicialmente contada em O SENHOR DA ESCURIDÃO – A ORIGEM DO MAL, ainda este ano na Plataforma The Wizards’ War.

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A ORDEM DOS MAGOS NEGROS

INTRODUÇÃO

A Ordem dos Magos Negros tem uma presença breve nos registros de Ernt-nador. No entanto, para Yondar, existe algo a ser descoberto. A ordem remonta a um período sombrio que tomou conta de Anahkólion, Anathurilis e Ernathurilis, mas permanece oculta nos Anais da História. Alguns eventos históricos ocorridos ao longo das eras deixaram consequências, embora os autores nunca tenham sido mencionados. Isso sempre causou estranheza no Mestre dos Magos. Com o tempo, ainda em Ernathurilis, antes da Era das Trevas, Yondar soube que outra força estava trabalhando para o mal, a qual foi mais tarde chamada de Ordem dos Magos Negros.

MARHUM

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Mesmo sabendo que Marhum, o Mago Negro, apareceu em Wol-kunt um pouco antes do Tempo das Sombras ser criado por ele mesmo, Yondar tem plena certeza de que Marhum vem de outro lugar e outras Eras. Um dos maiores inimigos da Ordem dos Magos de Yondar realmente não apareceu do nada. Ele já existia, todavia, poucos sabem quem na realidade Marhum é ou quem ele tenha sido no passado. Durante intermináveis reuniões do Alto Conselho da Suprema Ordem dos Magos, Yondar e Tauran’z, juntamente com outros integrantes, revisaram todos os registros datados de Anahkólion até Ernt-nador, mas nada foi encontrado. Ainda assim, Yondar sabe que Marhum vem de outras Eras, pois se não fosse assim, ele não saberia o que sabe. O conhecimento de Marhum talvez seja a única forma de acabar com o mal no mundo, mas para que Yondar possa se apossar dele, ele tem que fazer um pacto com Marhum, o Mago Negro. O maior problema de todo o quebra-cabeça é saber com quem, de fato, a Ordem dos Magos estaria fazendo tal acordo. O aparecimento do Mago Negro é um enigma e mistério que intriga a todos. O que ele quer? Por que estava em Ernt-nador antes do Tempo das Sombras? Qual o segredo que Marhum guarda?

O último ano do Tempo dos Magos vai revelar quem é e qual a razão para o Mago Negro se unir ou não a Ordem dos Magos. 

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