ERAS E TEMPOS
PRIMEIRA ERA DE ERNT-NADOR
PRIMEIRO TEMPO
Não há registro de quantos ciclos existiram na Primeira Era de Ernt-nador. Cogita-se que ela tenha ocorrido entre a Segunda e Quinta Era dos outros mundos, como Anahkólion, Anathurilis e Ernathurilis. Sabe-se, entretanto, que já existiam os reinos Anghur e Deutharin, e estavam em construção os reinos de Khiurthi, Zolum e Zamar, entre outros. Dorhan, um dos mais antigos reinos existentes até os dias presentes de Ernt-nador, estava iniciando suas construções. Escritos não tão acurados contam que a Primeira Era de Ernt-nador teve entre 717 e 782 ciclos de inverno e verão. A contagem, entretanto, era diferente de Anahkólion, pois relativamente se equiparavam a 412 dias cada ciclo, o que somava cerca de quase quatorze meses. Enquanto em Anahkólion, a contagem era de dezenove meses para cada ciclo. Entretanto, muitas variações ocorreram em outros registros efetuados por conselheiros dos reinos existentes, o que ocasionou uma grande incerteza temporal.
TEMPO DAS CONSTRUÇÕES
Centenas de Ciclos foram necessários para que os reinos fossem construídos na Primeira Era de Ernt-nador. Alguns conselheiros de reinos contaram os Ciclos, mas não houve consenso em razão de ser as informações passadas de conselheiro para conselheiro quando o mais velho falecia. Desta forma, ficou quase impossível de se precisar a quantidade de tempo que levou para a construção dos reinos daquela época.
TEMPO DOS REINOS
Grandes reinos terminaram suas construções no Norte, Sul, Leste e Oeste de Ernt-nador. No extremo Norte foi erguido o Reino de Ashin, enquanto no extremo Sul, o reino chamado Dorhan, concluiu suas construções, sendo o maior reino de todos os reinos de Ernt-nador com a maior muralha já construída. Dorhan passa a ser considerado o baluarte de Ernt-nador. E isso incomoda muitos reis e reinos do Mundo Conhecido.
TEMPO DOS REINOS
TEMPO DAS GUERRAS
Foi nesse período que reis de alguns reinos iniciaram guerras para dominar outros reinos. Dorhan foi um dos reinos mais atacados. Uma pequena amostra de que a rixa entre as antigas linhagens de Anahkólion, mesmo que diluídas e transformadas em impuras pelas Eras e Tempos, ainda existia. Reinos prosperaram e ruíram. Não se sabe ao certo quantos Ciclos de tempo levou esse período, mas não foi muito longo.
TEMPO DAS GUERRAS
TEMPO DO CAOS OU TEMPO DA ESCURIDÃO
O Tempo do Caos ou Tempo da Escuridão, como era chamado por descendentes de Linhagens que se propagaram com registros bem detalhados através dos mundos e das Eras e reconheceram o mesmo padrão de acontecimentos, tem início no Leste de Ernt-nador, ou Mundo Conhecido, como alguns homens passaram a chamar.
CASTELO DA SOMBRAS, TEMPO DO CAOS, MUNDO DE ERNT-NADOR
TEMPO DOS POVOS
A paz e a tranquilidade voltam a reinar nos quatro cantos de Ernt-nador. Algumas novas leis são criadas e aplicadas por alguns reinos, sendo copiadas por outros. A prosperidade retorna à terra e os reinos passam a se reestruturar. Um novo comércio é estabelecido e as práticas trazem lucratividade para as cidadelas. Há um destaque no crescimento populacional entre os grandes reinos.
TEMPO DOS POVOS
TEMPO DOS REIS
Não se tem um registro cabal do início da contagem dos anos lunares no Tempo dos Reis. Não é possível precisar uma data, pois não existia base cronológica anterior para a demarcação do início. O final do Tempo do Caos e o início do Tempo dos Povos aconteceram muito rapidamente para que houvesse a reestruturação e organização dos reinos no pós-período negro. Wol-Kunt foi a principal Cidadela de Conhecimento, antes de ser transformada em ruínas, muito antes de o Reino dos Magos ser considerado o Baluarte do Conhecimento de Ernt-nador. Habitada pelos homens mais sábios que viveram no Tempo dos Reis, em sua maioria vindos de Ernthys, possuía lindas torres feitas de pedras brancas e lisas, suntuosos salões de estudo e conhecimento, prédios altos e baixos, bem como formosos pátios e jardins, acompanhados por diversas estátuas e chafarizes. Sua beleza se dava pelo contraste entre a natureza e as construções que a circundavam, permitindo a passagem de cachoeiras que criavam um belo cenário. Foi nesse lugar de conhecimento que iniciou um dos mais sombrios episódios de Ernt-nador: o Tempo das Sombras. Foi em Wol-Kunt que "nasceu" para o mundo o ser que, muito depois, ficou conhecido como o Mago Negro. Entretanto, foi exatamente nessa mesma época e mesmo lugar que surgiu um dos mais importantes integrantes da Suprema Ordem dos Magos de Yondar. Este nome só ficou conhecido no Tempo das Deusas.
CIDADELA DE WOL-KUNT
SEGUNDA ERA DE ERNT-NADOR
TEMPO DAS SOMBRAS
O Tempo das Sombras tem início com a queda dos reinos ante a força dos exércitos de Húr e Marhum. Inclusive, foi constatado que o Reino Perdido de Lakahmbar simplesmente desapareceu. Cogita-se, que tal reino não tenha sumido por acaso.
TEMPO DAS SOMBRAS
TEMPO DAS DEUSAS
O Tempo das Deusas foi chamado de "Renascer dos Tempos" por muitos povos. Um dos marcos foi o nascimento de novos reinos, como Thiurethi, Lurhumur e Anuiönder. Este tempo está diretamente ligado ao fato de que o Poder Originário criador do segredo "A Origem do Mal" não pode ser destruído sem que se saiba exatamente onde está guardada sua fonte de poder. Durante o Tempo das Deusas, era necessário guardar o poder para que pudesse ser utilizado no futuro apenas pelos descendentes puros das Primeiras Linhagens de Anahkólion, os únicos que teriam força e poder para manusear tais artefatos.
TEMPO DAS DEUSAS
TEMPO DOS DRAGÕES
A chegada dos dragões que estavam aprisionados em Aquinaim desde Eras passadas encerra o Tempo das Deusas. Mas os dragões não deixaram Aquinaim por vontade própria. Pakindor, um dos Mestres das Sombras, foi quem libertou os dragões, desfazendo a redoma de poder colocada no lugar pelo Primeiro Hísthalar. Muitos que sequer acreditavam na sua existência, puderam ver e perecer diante dos Grandes Negros de Fogo. Por mais de um século os Vingadores Guardiães de Thur em conjunto com os Magos e com a descendente das antigas Thayad’s lutaram contra as grandes bestas.
TEMPO DOS DRAGÕES
AQUINAIM
Quando todos os dragões comandados pelo poder de Pakindor, um dos mais poderosos Feiticeiros das Sombras, foram vencidos, as grandes feras voltaram para Aquinaim. Mas antes disso, 118 anos de caos, fogo e sangue foi espalhado por toda Ernt-nador. Os reinos tiveram que ser protegidos pelo poder dos magos para não serem completamente destruídos. Entretanto, nem todos receberam tal proteção. O antigo reino de Deutharin, mesmo estando praticamente desabitado, foi alvo daquelas gigantescas criaturas, reduzindo uma parte do reino em ruínas.
AQUINAIM